Um incêndio de grandes proporções atinge há mais de 24 horas a fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial II, em Manaus. Desde a tarde de terça-feira (5), o Corpo de Bombeiros do Amazonas atua para conter as chamas, que tomaram conta da unidade e espalharam uma densa nuvem de fumaça tóxica por diversos bairros da cidade.
O caso escancarou as deficiências da infraestrutura da capital amazonense, especialmente no que diz respeito à prevenção e combate a emergências de grande porte. A repercussão tomou conta das redes sociais, com críticas duras à estrutura pública e ao abandono da cidade por parte do poder público.
“Manaus tá entregue. Saúde, educação, segurança, saneamento, trânsito. Manaus tá caótico e em situações como essa percebemos claramente a falta de infraestrutura das organizações.“, escreveu o usuário @brunofreire.personal. Para ele, não é culpa dos bombeiros, mas sim da ausência de políticas públicas que garantam suporte adequado às instituições.
Outra internauta, @rayarabatista_, fez um desabafo contundente: “Manaus não tem estrutura para absolutamente nada. Quando chove, alaga tudo. Quando tem incêndio, não conseguem apagar. O erro está nos políticos, que só pensam em si, roubando dinheiro.” Ela conclui dizendo que a população sofre cada vez mais com esse abandono.
Além das críticas diretas, muitos internautas demonstraram incredulidade diante da duração do incêndio. “Se os Bombeiros não conseguem diminuir um incêndio em plena Manaus, que já dura mais de 8h, imagina no interior para diminuir as queimadas”, escreveu o jornalista Caio Pimenta (@caiobpimenta), postando uma imagem das chamas se espalhando.
A usuária @jessicapopoff_ compartilhou dois vídeos do fogo e comentou: “Eu não consigo parar de pensar no pulmão das pessoas em Manaus inalando fumaça altamente contaminada há mais de 10 horas.” Ela também ressaltou que o episódio evidencia a fragilidade da estrutura de emergência da cidade e a falta de preparo para riscos acumulados em áreas industriais.
Outros moradores relatam o sentimento de impotência e a sensação de “cidade abandonada”. “Do nada uma fábrica no distrito pega fogo e agora a cidade tá coberta de fumaça”, escreveu @taylorjisung, com ironia e desespero, acompanhada de uma imagem simbólica do caos.
O vídeo postado por @catmomilles mostra a fumaça densa às 13h de terça-feira: “Meio que Manaus não tem capacidade profissional para apagar esse fogo. Só piora, mano”, relatou a jovem.
Segundo especialistas, o caso reforça a urgência de investimentos em infraestrutura urbana, segurança preventiva, brigadas capacitadas e planos de contingência em áreas de risco. A vulnerabilidade da capital do Amazonas, localizada em uma das regiões mais estratégicas do país, expõe não só seus habitantes, mas também a sustentabilidade do modelo industrial implementado no coração da floresta.



