NACIONALNOTÍCIAS

Seis capitais se encaminham para decisão já no primeiro turno da eleição 2020

A duas semanas do primeiro turno das eleições municipais, pesquisas de intenção de voto apontam para uma decisão ainda em primeiro turno em seis das 26 capitais de estados do Brasil.

O levantamento leva em conta dados do Ibope ou Datafolha realizadas nas 26 capitais. Destas, 16 foram realizadas na última semana.

Em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), Natal ()RN), Campo Grande (MT) e Florianópolis (SC) a disputa eleitoral caminha para uma decisão já no dia 15 de novembro.

Nestas cidades, o candidato que lidera tem um índice de intenção de votos maior que o de seus adversários somados. Em cinco delas, o líder nas pesquisas é o atual prefeito.

Nas demais capitais, incluindo São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE), a tendência é que a disputa seja definida no segundo turno. Nessas cinco cidades, ainda não há um quadro claro sobre quais candidatos seguirão para o segundo turno.

Analisando o quadro das 26 capitais, segundo o retrato das pesquisas do momento, DEM e PSDB seriam os dois partidos que mais conquistariam prefeituras de capitais, com cinco eleitos cada.

No campo da esquerda, lideram as pesquisas João Campos (PSB) no Recife, Manuela D’Ávila (PC do B) em Porto Alegre, Edmílson Rodrigues (PSOL) em Belém e Edvaldo Nogueira (PDT) em Aracaju.

Primeiro turno – O chefe do Executivo de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), enfrenta o cenário mais tranquilo. Ele lidera com 63% das intenções de voto, segundo o Ibope.

Também lideram com margem folgada em suas respectivas cidades os prefeitos Rafael Greca (DEM) em Curitiba, Gean Loureiro (DEM) em Florianópolis, Álvaro Dias (PSDB) em Natal e Marquinhos Trad (PSD) em Campo Grande.

Em Salvador, o líder nas pesquisas é o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), candidato apoiado pelo prefeito ACM Neto (DEM). Ele cresceu 19 pontos percentuais e chegou a 61% das intenções de voto segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 30.

Há possibilidade de vitória no primeiro turno também em São Luís (MA). O candidato da oposição, Eduardo Braide (Podemos), chega a 44%, número pouco menor que a soma de seus adversários.

Fonte: Yahoo Notícias

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar