A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) emitiu um alerta epidemiológico sobre a doença meningocócica, incluindo a meningite, na cidade de Belém e na Região Metropolitana. Segundo o comunicado, o sistema de informação da secretaria identificou um aumento nos casos da doença no mês de janeiro de 2024, na região metropolitana I, que abrange Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara. Foram confirmados 9 casos neste ano em janeiro, enquanto no mesmo período do ano passado não houve nenhum caso registrado.
O alerta da Sespa destaca a necessidade de os profissionais de saúde estarem atentos à identificação precoce, notificação e investigação de casos suspeitos da doença, bem como ao tratamento e manejo adequados e oportunos dos pacientes. O texto ressalta que qualquer profissional de saúde, tanto da rede pública quanto privada, que atender um caso suspeito ou confirmado de doença meningocócica deve notificar imediatamente a vigilância epidemiológica municipal.
Segundo o alerta, foram notificados 13 casos suspeitos da doença, dos quais 9 (69%) foram confirmados, enquanto 4 estão aguardando confirmação laboratorial. Além disso, foram confirmados 2 óbitos, sendo residentes dos municípios de Belém e Ananindeua, e outros 2 óbitos estão aguardando resultado. Dos 9 casos confirmados, 4 (44%) foram identificados como do sorogrupo B, enquanto os outros 5 aguardam confirmação do sorogrupo. Vale destacar que no mesmo período do ano anterior, não foram registrados casos nem óbitos confirmados de doença meningocócica no estado do Pará.