Secretaria de Saúde de São Domingos do Araguaia recebe poucos medicamentos para tratar Covid-19
O secretário de Saúde de São Domingos do Araguaia fez um desabafo nas redes sociais diante dos parcos recursos para enfrentamento ao novo coronavírus em seu município, que fica na região sul do Pará. Recebeu do Governo do Estado 45 comprimidos de Azitromicina – que pelo protocolo médico dá para tratar nove pacientes de Covid-19 -, e igual quantidade de Hidroxicloroquina, que atende a cinco pacientes.
A população de lá é de 25 mil habitantes. O pior é que, ao invés de sensibilizar para o envio da medicação necessária, ele estava sendo vítima de ataques ferozes na internet.
Desabafo – No dia 15 de maio, a Secretaria de Saúde fez este desabafo na página da entidade no Facebook: “A Secretaria de Saúde vem a público agradecer ao Governo do Estado, o senhor Hélder Barbalho, pelos 45 comprimidos de AZITROMICINA e 45 comprimidos de HIDROXICLOROQUINA, disponibilizados para tratar uma população de 25.000 habitantes. Pelo protocolo médico, 45 comprimidos Azitromicina trata 9 pacientes com Covid-19, e o de HODROXICLOROQUINA, que conforme prescrição, trata em torno de 5 pacientes e meio. Agradecemos a atenção dispensada ao nosso povo! Fiquem em casa! Já não conseguimos mais controlar o vírus”.
Medicamentos – No dia 18 (segunda-feira), a Secretaria fez uma outra postagem dizendo que havia recebido mais uma remessa de medicamentos para o tratamento das pessoas com suspeita de Covid-19.
Fonte: blog Franssinete Florenzano