NOTÍCIASREGIONAL

Seca na Amazônia paralisa uma das maiores hidrelétrica do país

A Usina de Santo Antônio, localizada em Porto Velho (RO), foi desativada no último domingo (1º de outubro) devido à seca que assola a Amazônia, marcando a primeira vez em que a hidrelétrica é desligada devido à falta de chuvas.

A Santo Antônio Energia, operadora da usina, informou que a interrupção ocorre devido aos níveis excepcionalmente baixos de vazão no rio Madeira, cerca de 50% abaixo da média histórica. Isso impacta diretamente a operação da hidrelétrica, que é a quarta maior do país e normalmente responde por cerca de 4% do consumo nacional de energia em períodos de cheia.

No entanto, durante a estiagem, a contribuição da Santo Antônio para a geração de eletricidade diminui, tendo em vista a dependência da vazão do rio para a geração de energia. Apesar disso, o abastecimento de energia em todo o país está garantido devido ao alto índice de chuvas em outras regiões do Brasil.

A estiagem, que começou a atingir a Amazônia recentemente, pode estabelecer recordes este ano e se prolongar até janeiro de 2024, conforme indicado pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Esta seca afetará os rios da região, impactando a navegação e aumentando o número de queimadas, afetando milhares de pessoas que dependem dos rios.

O governo do Amazonas já estima que a estiagem afetará a distribuição de água e alimentos para cerca de 500 mil pessoas na região, onde o principal meio de transporte é a via fluvial. A falta de chuvas também deve afetar o abastecimento e a locomoção da população, destacando a vulnerabilidade da Região Norte às mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar