Nos últimos anos, o açaí tem conquistado reconhecimento em escala global, principalmente devido às suas notáveis propriedades nutricionais e altos índices de antioxidantes. Originário da região amazônica, o açaí é encontrado em países como Brasil, Peru, Colômbia e Suriname.
O estado do Pará se destaca como o principal produtor, contribuindo com aproximadamente 90% da produção nacional e exportando para nações como os EUA, Japão e Reino Unido.
Atualmente, a maior fazenda de açaí do mundo encontra-se em Óbidos, oeste do Pará, abrangendo uma vasta área de 1400 hectares, equivalente a cerca de 1960 campos de futebol. No entanto, esse ranking está prestes a sofrer uma modificação significativa.
Schultz Agroambiental, a maior fábrica de açaí do mundo:
No município de Calçoene, no estado do Amapá, está em desenvolvimento pela Schultz Agroambiental a maior fazenda de açaí do planeta. Esse projeto ambicioso emprega técnicas inovadoras e promove a sustentabilidade em todo o processo produtivo.
Tecnologia:
Comumente, os açaizeiros são encontrados em áreas de várzeas e regiões alagadiças. O empreendimento conhecido como Projeto Açaí, idealizado pela Schultz, concebeu uma metodologia para o cultivo das mudas no ecossistema de cerrado, o que permitirá a obtenção de uma colheita em larga escala.
Sustentabilidade:
Além disso, o projeto foi inicialmente concebido com o propósito de fomentar a sustentabilidade ao longo de todo o processo produtivo. De acordo com informações fornecidas pela própria empresa, o Amapá foi a região escolhida porque se destaca como o estado mais ambientalmente preservado do país. As sementes empregadas pela empresa para o cultivo das mudas provêm da comunidade de Cunani, situada no distrito do município brasileiro de Calçoene.
Estas sementes são reconhecidas por conferirem ao açaí características genéticas superiores, tanto em termos de tamanho como de sabor. Adicionalmente, as mudas são inseridas no campo mediante práticas que envolvem a utilização de palha de arroz e adubo orgânico, ambos produzidos internamente pela própria empresa através de um sistema de compostagem.
Produção em larga escala:
A Schultz Agroambiental deu início, em 2019, ao processo de cultivo de açaí. Hoje, a empresa mantém um impressionante número de mais de 1,8 milhão de palmeiras, com a possibilidade de expandir para cerca de 8,8 milhões de árvores. Essas árvores têm como finalidade a produção tanto da polpa do fruto quanto do palmito, através de práticas de manejo sustentável das plantas.
Neste momento, a fazenda está acrescentando 600 mil novas mudas anuais ao plantio, o que confere a ela o título de maior produtora de açaí do mundo, superando inclusive o estado do Pará, que historicamente era reconhecido como o maior produtor de açaí no Brasil.
Leia também: Engenheiro químico do Pará utiliza caroço do açaí no tratamento de água e muda a vida de ribeirinhos
Leia também: Pesquisadores do Pará desenvolvem turbina que gera energia limpa a partir do bagaço de cana e açaí