EDUCAÇÃONOTÍCIASParáREGIONAL

Resultado do Enem 2024: Pará não registra nota máxima na redação, segundo Inep

Estado teve 121 candidatos com notas entre 980 e 1.000; 20 deles são de escolas públicas

Nenhum estudante do Pará conseguiu alcançar a pontuação máxima de 1.000 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, conforme os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda assim, o estado registrou 121 candidatos com pontuações entre 980 e 1.000, dos quais 20 pertencem à rede pública de ensino.

Na faixa de pontuação entre 950 e 980, o Pará teve 1.761 estudantes, com destaque para os 295 oriundos de escolas públicas.

Cenário nacional e desigualdades regionais
Em todo o país, apenas 12 estudantes atingiram a nota máxima na redação, sendo apenas um da rede pública. Os candidatos nota mil estão distribuídos por estados como Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O tema da redação deste ano, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, destacou a diversidade cultural e histórica do país, refletindo em uma proficiência média nacional de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação ao ano anterior.

Entretanto, os resultados evidenciaram desigualdades regionais. Enquanto estados do Sudeste lideraram em número de notas máximas, o Norte do Brasil, incluindo o Pará, não registrou nenhum estudante com pontuação perfeita.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar