NACIONALNOTÍCIAS

Remédios devem sofrer reajuste de 4,5% a partir de abril

O Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) estima um ajuste de 4,5% nos medicamentos a ser anunciado nos próximos dias. Tradicionalmente divulgado no final de março, o anúncio pode ser feito oficialmente hoje, 28, devido ao feriado da Semana Santa.

A mudança deve entrar em vigor em 1º de abril, após a confirmação pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos). Embora seja autorizado a ser praticado a partir de 1º de abril, o reajuste não é imediato, pois depende de cada farmácia e da própria indústria farmacêutica.

Esse aumento anual leva em conta a inflação medida pelo IPCA, que foi de 4,5% em fevereiro no acumulado dos últimos 12 meses. Os demais fatores, como produtividade e custos de produção, foram estabelecidos como zero pela Cmed.

Em 2024, não haverá diferenciação de aumento em três faixas, como em anos anteriores, e o reajuste, embora autorizado a partir de abril, depende da indústria farmacêutica e das farmácias para sua implementação. Este aumento é o menor desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020, quando foi de 4,08%.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar