NOTÍCIASPará

Reitores da UEPA são nomeados para novo mandato após consulta pública

Clay Chagas e Ilma Pastana foram reconduzidos aos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade do Estado do Pará. Nomeação foi oficializada pelo governador Helder Barbalho.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), formalizou nesta segunda-feira (14) a nomeação de Clay Chagas e Ilma Pastana para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A dupla liderou a chapa mais votada na consulta pública realizada no dia 2 de abril entre membros da comunidade acadêmica.

Durante o ato de nomeação, realizado no Palácio do Governo, em Belém, Helder Barbalho defendeu a cooperação entre os diferentes setores da universidade. Para ele, é necessário “superar disputas eleitorais e promover a união”, ressaltando que o diálogo institucional fortalece a atuação da Uepa.

Segundo o governador, a universidade teve papel importante durante a pandemia de covid-19. “Certamente, se não tivesse sido o suporte e o apoio que a Uepa nos deu, o Pará não teria sido uma referência no combate à covid-19”, disse. Ele afirmou ainda que espera continuidade do trabalho nos próximos anos: “Desejo que seja continuado esse trabalho exitoso, para a ampliação dos polos, para novos concursos públicos, para valorização docente”.

O reitor reconduzido, Clay Chagas, destacou o apoio da gestão estadual. “A gestão tem um apoio muito grande do Governo do Estado e isso para a gente é muito importante”, afirmou. Ele citou a contratação de quase 600 servidores efetivos, entre docentes e técnicos, e afirmou que isso contribui para a consolidação da instituição.

Na área de infraestrutura, Chagas mencionou obras de construção de laboratórios, auditórios e aquisição de equipamentos. A vice-reitora Ilma Pastana reforçou a importância dos investimentos realizados: “Pela primeira vez em quatro anos, o orçamento da universidade foi dobrado”, disse. Segundo ela, o novo mandato será orientado pelo plano de gestão aprovado junto à comunidade universitária.

A chapa 1, intitulada “Uepa de todas as vozes”, obteve 52,22% dos votos na consulta pública que compôs a lista tríplice para o quadriênio 2025–2029. Ao todo, 8.849 eleitores participaram do processo, que ocorreu em 190 seções, distribuídas entre Belém e mais de 50 municípios paraenses com unidades da Uepa ou programas de ensino superior.

O resultado da votação foi homologado pelo Conselho Universitário (Consun) no dia 11 de abril. A posse marca a continuidade de uma gestão que tem priorizado políticas institucionais e expansão da universidade no interior do estado.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar