Região do Baixo Amazonas vê, assustada, o avanço da nova cepa da Covid-19
O cenário pandêmico em todo a região do Baixo Amazonas é alarmante. Há 13.322 casos confirmados só em Santarém. Todos os hospitais públicos – estaduais e municipais – e os particulares estão lotados.
Lauro Correa, coordenador da Unidade Descentralizada de Santarém, que ficou internado em abril de 2020 para tratar Covid-19, está reinfectado. Começou a passar mal em setembro e agora foi internado com os pulmões comprometidos em 50%.
Em toda a região, só Santarém dispõe de oxigênio suficiente para uma demanda repentina. Como se sabe, a população da área tem mais afinidade com Manaus do que com Belém, pela proximidade e rotas comerciais tradicionais.
No domingo, 17, o diretor do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hebert Moreschi, enviou o seguinte comunicado interno aos médicos do HRBA, que resume o quadro: “A situação está se agravando rápido. Anteciparemos a abertura dos quatro leitos da UTI térreo para hoje [domingo, 17]. E já estou recebendo pressão pra abrir mais dez leitos de UTI no 4º andar. Fiquem atentos. Isso pode ocorrer a qualquer momento. Estejam preparados.
Se cada um fizer a sua parte é possível evitar a mortandade. Não saiam de casa se não tiverem necessidade, usem máscaras e façam higiene corporal com sabão e, na falta deste, com álcool em gel.
Fonte: blog Uruá Tapera (Franssinete Florenzano)



