NACIONALNOTÍCIANOTÍCIAS

Quem era o jovem que invadiu o recinto de uma leoa na Bica? A história de “Vaqueirinho”, morto aos 19 anos

Gerson de Melo Machado, conhecido como “Vaqueirinho”, tinha histórico de violações de direitos na infância, vivia em extrema vulnerabilidade e sonhava desde criança em se tornar domador de leões.

O jovem que morreu após invadir o recinto de uma leoa no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa (PB), na manhã de domingo (30), foi identificado como Gerson de Melo Machado, de 19 anos. Popularmente chamado de “Vaqueirinho”, ele tinha diagnóstico de transtornos mentais e uma trajetória marcada por abandono, pobreza extrema e violações de direitos desde a infância.

Segundo informações repassadas pela conselheira tutelar Verônica Oliveira, que acompanhou o jovem por oito anos, Gerson entrou para a rede de proteção quando tinha apenas 10 anos. Na época, ele foi encontrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) caminhando sozinho em uma rodovia federal. Desde então, passou a viver em abrigos sob responsabilidade do Conselho Tutelar.

De acordo com Verônica, a história de Gerson era permeada por fragilidades profundas. “Foi uma criança que sofreu todo tipo de violação de direito. Filho de uma mãe com esquizofrenia, com avós também comprometidos na saúde mental, vivia numa pobreza extrema”, explicou. Ela afirma que o menino nunca teve uma rede familiar estruturada. Entre os irmãos, ele foi o único que não conseguiu uma família adotiva.

Ainda assim, Gerson alimentava sonhos. Desde pequeno, contava aos conselheiros que desejava viajar para a África para se tornar “domador de leões”. Em certa ocasião, ele tentou entrar clandestinamente em um avião, mas foi impedido pela segurança do aeroporto.

Para Verônica, o ato que resultou na tragédia está diretamente ligado ao quadro mental e ao histórico de abandono do jovem. “Ele percebeu tarde demais que a leoa não era uma gata e que não conseguimos domá-la sem conhecimento. Mas ele não tinha juízo suficiente para isso”, lamentou.

Gerson morreu ainda no local, após ser atacado pela leoa logo depois de entrar na área restrita do zoológico. A Polícia Civil da Paraíba investiga o caso.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar