ECONOMIANOTÍCIAS

Proposta de Cássio Andrade (PSB) sobre petróleo da região Norte é aprovada na Câmara Federal

Na manhã desta terça-feira, 13, foi aprovado na Câmara Federal o requerimento que trata da criação de uma subcomissão especial sobre barris de petróleo na região norte do Brasil, cujo requerimento de criação é do deputado federal paraense Cássio Andrade (PSB).

A subcomissão vai acompanhar o andamento de análise sobre a existência de aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo na região Norte e auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas ao processo de extração petrolífera.

No início deste ano, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) noticiou que recebeu um estudo científico que apontava grandes reservas de petróleo em águas ultraprofundas e o potencial petrolífero na franja oceânica norte do território brasileiro, situado nos estados do Maranhão, Pará e Amapá.

O estudo indicaria um novo ‘pré-sal’ nesta região, apontando a possibilidade de existirem aproximadamente de 20 a 30 bilhões de barris de petróleo. No pré-sal são 40 bilhões de barris.

A nota técnica foi elaborada pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Allan Kardec Duailibe Barros Filhos, pelo professor de Geopolítica da Escola Superior de Guerra, Ronaldo Gomes Carmona, e pelo presidente da ZAG Consultoria em Exploração de Petróleo, Pedro Victor Zalán.

Segundo o deputado federal Cássio Andrade, a criação desta subcomissão possibilita que a população dos estados da região Norte, principalmente o Pará, acompanhem todo o processo, principalmente, pela importância do desenvolvimento regional, a partir de uma possível produção petrolífera na região Norte.

“É importante que o Pará conheça esse potencial de investimentos e participe do processo de debates sobre o assunto. Com esta descoberta, a sua exploração poderá beneficiar toda a população com a geração de empregos, e fomentar os desenvolvimentos regional e industrial, além da geração de royalties para a região Norte do país”, afirma o deputado.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar