NOTÍCIAS

Programação cultural e de cidadania marca Dia Mundial de Luta contra a Aids em Belém

No próximo dia 01, a sociedade civil organizada de Belém realizará uma programação com serviços gratuitos ofertados à população para despertar a atenção para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Segundo a coordenação do evento, serão ofertados, a partir das 9h, no Parque da Residência, no bairro de São Brás, emissão de carteira de identidade, carteira digital de trabalho, de segunda via de certidão de nascimento, consultas médicas com clínicos gerais, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial, glicemia, saturação e temperatura, orientação jurídica, segunda via e atualização de CPF e distribuição de preservativos masculino e feminino, além de material informativo que ajudará a esclarecer sobre a prevenção e tratamento da doença.
Além dos serviços que visam à garantia dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS, a programação contará com a apresentação de artistas locais e ajudará pessoas deste grupo que estão em situação de vulnerabilidade social na capital paraense. A coordenação do evento solicita, para quem tiver condições de doar, que o acesso ao Parque da Residência seja mediante um quilo de alimento não perecível, que será entregue às pessoas no período do Natal.
De acordo com o ativista Beto Paes, há necessidade de diálogo para combater o preconceito e melhorar as políticas públicas vigentes para pessoas que vivem com HIV/AIDS. “Primeiro de dezembro é o dia onde o movimento social, gestão pública e população de modo geral se unem para rememorar a importância do enfrentamento a essa pandemia, que, mesmo com mais de 40 anos de existência, continua fazendo milhares de vítimas. Precisamos dialogar com a sociedade para que busquemos combater a discriminação as pessoas que vivem com HIV, discriminação essa responsável pelo abandono e não adesão ao tratamento”, comenta Beto Paes ao enfatizar a necessidade de falar sobre a AIDS como grande problema de saúde pública.
A participação dos cidadãos, independente da pessoa ter ou não o vírus, é fundamental para ruptura de preconceitos e justiça social, como afirma o jornalista Marcelo Oliveira, que desde o primeiro semestre deste ano participa de ações da organização não governamental “Arte pela Vida”. “É nosso papel, enquanto cidadãos e cidadãs, olhar com atenção e respeito às pessoas que vivem com HIV/AIDS, pois também estamos falando de uma pandemia que atinge milhares de famílias independente de cor, classe social e principalmente orientação sexual. São pessoas marginalizadas pelo preconceito que impera na nossa sociedade e pela falta de informação”, comentou Marcelo Oliveira.
O sentimento de contribuir para quebrar barreiras e desmitificar sobre o assunto também é enfatizado pelo cantor Anck, que integra a programação cultural do dia 1o . “É muito importante participar dessa causa e usar minha imagem para ajudar muitas pessoas. É a primeira vez que sou convidado a participar e me sinto no dever de estar ajudando como cidadão e artista. Fico feliz e que mais pessoas possam olhar pra causa e contribuir também”, disse ele.
A programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids ocorrerá das 9h às 19h30 e conta com a parceria do Governo do Pará.

Confirma a programação
9h às 14h- Ação de cidadania com programa ParáPaz
10h – Blitz da prevenção com a sociedade civil
10h – Projeção de vídeos e depoimentos de pessoas vivendo com HIV/AIDS
14h – Início da Programação Cultural no Teatro Gasômetro
15:30h – Espetáculo Teatral “Positivos”
16h – Banda Pin-up
16:30h – Cantor Carlos Reis
17h – Cantor Anck
17:30h – Cantor Chucky
18h – Banda D’boa
18:30h – Apresentação de drags queens
19h – Orquestra de Violoncelista da Amazônia
19:30h – Cantora Tiffany Boo

Serviço:
Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Local: Parque da Residência (Teatro Gasometro)
Dia: 01/12/21 (quarta-feira)
Hora: Das 9h às 21h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar