EDUCAÇÃO

Professores do Pará são selecionados para curso de física de partículas no CERN, Suíça

O CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) possui o maior e mais potente acelerador de partículas do Planeta e dedica-se a desvendar a estrutura fundamental do Universo através da recriação do Big Bang

Você já ouviu falar da “Partícula de Deus”, do “Bóson de Higgs”, do “colisor de Hádrons” e do “acelerador de partículas”? São termos complexos usados na física de partículas, área que busca desvendar a estrutura fundamental do Universo. Compreender esses conceitos a fundo é um desafio que poucas pessoas no planeta têm a oportunidade de enfrentar.

Dois professores da rede pública do Pará, Ana Mafra e Bruno Ricardo, agora podem se contar entre os privilegiados que terão essa chance. Isso porque esses professores de física tiveram seus projetos aprovados em uma competição acirrada que selecionou apenas 20 professores de todo o Brasil para participar de um estágio no CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares).

O programa:

O programa, conhecido como Summer Student Programme, tem uma duração total de 8 semanas e oferece aos seus participantes uma experiência que abrange a participação ativa em projetos técnicos, aulas de física e tecnologia da informação além, é claro, de conhecer o maior e mais potente acelerador de partículas do Planeta

Essa oportunidade só existe porque a Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA) fornece uma bolsa, no valor de cerca de 7 mil euros, que contempla:

• Um subsídio diário de 90 francos suíços, livre de impostos, destinado a cobrir os gastos com acomodação e alimentação na região de Genebra, durante todo o período do programa, para uma pessoa individual;

• Um auxílio financeiro de 1.200 francos suíços para custear a passagem aérea do bolsista;

• Seguro de saúde.

O Concurso:

Ao todo, 20 professores foram escolhidos no Brasil para participar do curso de verão do CERN. O processo seletivo envolveu um concurso cultural, onde os professores apresentaram propostas de projetos para disseminar e popularizar a Ciência, demonstraram seu contínuo desenvolvimento ao longo dos anos e submeteram seus currículos para análise. 

Os professores:

A Professora Ana Mafra leciona na Escola Estadual Elza de Oliveira Maia, localizada em Santa Izabel. Por sua vez, o Professor Bruno Ricardo ensina física na Escola Estadual Professor Nagib Coelho Matni, situada no Bairro do Sideral, periferia de Belém.

Leia Também: Alunos de escola pública em Mosqueiro descobrem asteroide e podem receber homenagem da NASA

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar