DENÚNCIANOTÍCIAS

Professor da UFPA é investigado por suspeita de falsificação de diploma e uso de registro fraudulento em psicologia

Um professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) está no centro de uma investigação da Polícia Civil por suspeita de usar um registro de outro profissional e falsificar o diploma em psicologia. Identificado como Leandro Passarinho Reis Júnior, o docente, que consta como concluinte do pós-doutorado em psicologia pela Universidade de São Paulo, em 2022, enfrenta alegações de irregularidades que têm gerado impacto significativo, especialmente entre os alunos do curso de psicologia da UFPA.

A Polícia Civil informou que a investigação está em andamento, sendo conduzida pela Divisão de Investigação e Operações Especiais, sob sigilo. A UFPA, ao tomar conhecimento das denúncias, adotou medidas administrativas para apurar o caso, respeitando os procedimentos legais.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFPA também se manifestou, destacando que tomou medidas administrativas cabíveis para colaborar com a administração superior e o Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região – Pará e Amapá (CRP-10) na apuração do caso. Uma ex-aluna do professor afirmou que ele ocupava o cargo de diretor do PPGP com documentos falsificados, incluindo diploma de graduação e número de registro no Conselho Federal de Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia esclareceu que Leandro Passarinho Reis Júnior nunca foi registrado como psicólogo junto ao CRP-10. O pedido de registro profissional foi indeferido, e o CRP-10 comunicou a UFPA sobre o exercício ilegal da profissão, além de acionar a Polícia Civil e a Polícia Federal para as providências necessárias.

A presidente do CRP-10, Jureuda Duarte Guerra, revelou que o professor utilizava o registro de outra pessoa, uma psicóloga, e que esta foi orientada a fazer um boletim de ocorrência sobre a situação. A Polícia Federal informou que não comenta investigações em andamento.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar