NOTÍCIAS

Procissão do Recírio encerra festividade do Círio de Nazaré em Belém

Na manhã desta segunda-feira, 28, a procissão do Recírio encerrou oficialmente a festividade do Círio de Nazaré de 2024 em Belém. Conhecida como o último ato da celebração nazarena, a romaria teve início após uma missa campal realizada na Praça Santuário e presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Este momento marcou o fim dos 15 dias de uma das maiores festividades religiosas do país.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu cerca de 800 metros, o menor trajeto entre as 14 procissões oficiais do Círio. Durante o percurso, milhares de devotos seguiram o andor, decorado pelo artista Djan Slaviero, passando pela Travessa Generalíssimo Deodoro e pelas Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA) e a Diretoria da Festa de Nazaré estimaram a presença de cerca de 50 mil fiéis.

A história da procissão do Recírio remonta a 1859, quando a romaria era realizada no domingo à tarde e se encerrava com uma missa e fogos de artifício em frente ao Palácio do Governo. Hoje, a Imagem Peregrina permanecerá temporariamente na capela do Colégio Gentil Bittencourt e depois será conduzida para a Basílica Santuário, onde ficará guardada até o próximo Círio.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar