O pré-cadastramento de voluntários para a pesquisa de Monitoramento da Covid-19, através da aplicação de testes rápidos, teve início na terça-feira, 7, em uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Esta é a terceira etapa do estudo, aberta para a população. A ação tem parceria com o Centro Universitário do Pará (Cesupa).
A aplicação dos testes se inicia na próxima segunda-feira, 13, e seguirá até o dia 26 deste mês. “Para esta fase do estudo serão realizados 30 mil testes rápidos. Será aberto aos voluntários de todos os bairros da capital, além das ilhas”, destacou o assessor técnico da Sesma, David Rosário.
Como participar – Para participar basta acessar o link http://testecovid19.belem.pa.gov.br/#/home, já disponível na web, preencher os dados solicitados, tendo em mãos documento de identificação (RG ou CPF e comprovante de residência) e selecionar o agendamento para uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É necessário ter idade igual ou superior a 15 anos e ser residente em Belém.
O estudo tem por objetivo identificar quem já teve ou não a doença e ajudar a gestão municipal a adotar novas estratégias no enfrentamento da Covid-19. A primeira e a segunda etapa da pesquisa foram realizadas como um piloto, com ambulantes do comércio e feirantes do Ver-o-Peso, e encerraram no dia 3 de julho, com 1.647 testes aplicados.
Teste rápido – O resultado do teste rápido demora, em média, vinte minutos. Os valores de referência são Positivo IgM, Positivo IgM/IgG, Positivo IgG ou Negativo.
O voluntário tem o diagnóstico de que teve a doença e está, no momento, com possível infecção ativa (IgM); se está imune, há pelo menos sete dias (IgM/IgG); se teve a doença e não está mais contaminado (IgG); ou resultado negativo, que indica que não está infectado ou não desenvolveu os anticorpos. Em casos positivos, o voluntário é direcionado para o aconselhamento para receber as orientações necessárias.
Fonte: Agência Belém