
Teve início nesta quarta-feira, 22, mais uma etapa de instalação da nova lona do Mercado do Ver-o-Peso. Agora, o setor a receber a renovação na cobertura será o de alimentação e para que o serviço possa ser executado com segurança e mais agilidade, os permissionários que trabalham com refeições e lanche estão sendo remanejados para a feira provisória, no estacionamento da feira.
Os frequentadores do Ver-o-Peso que utilizam os serviços da área de alimentação devem ficar atentos para as mudanças de funcionamento do setor, o que deve durar até meados de agosto. A Secretaria Municipal de Economia (Secon) está realizando o remanejamento de uma parte dos 183 permissionários que trabalham no local, de acordo com cronograma de serviços montado pela Secretaria de Urbanismo (Seurb), responsável pela execução da obra.
Segundo o diretor de Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite, a troca da cobertura nesse setor da feira será realizada em duas etapas. “A previsão para essa primeira etapa é finalizar hoje o remanejamento da metade dos trabalhadores, começar montagem de andaimes, retirar a lona antiga e iniciar a instalação da nova lona no dia 25, finalizando por volta do dia 02 de agosto. Depois disso, os remanejados voltam ao seu local de origem e a outra metade dos trabalhadores vai para a feira provisória, para darmos prosseguimento e concluirmos a substituição de toda a lona no setor de alimentação até o dia 15 de agosto”, detalha o engenheiro.
As barracas provisórias estão prontas para receber os trabalhadores, com pias, instalação de água, esgoto, energia elétrica, tomadas e iluminação. A comerciante Keila Ataíde fez a mudança de seus equipamentos para o espaço provisório. “Estamos de acordo com esse remanejamento, pois queremos melhoria com a obra e troca das lonas. Esperamos que o cronograma seja cumprido e logo possamos voltar para nossos boxes e trabalhar com melhores condições no lugar de onde tiramos nosso sustento”, avalia a vendedora de lanches.
A área total de cobertura a ser trocada no setor de alimentação é de cerca de 1.800 m² e terá metodologia diferenciada de aplicação. “Nessa etapa, vamos mudar a estratégia de instalação da lona, com uma nova metodologia técnica, para evitar os problemas que tivemos na primeira etapa, dos industrializados, agilizar o posicionamento definitivo da lona”, explica Reinaldo Leite.
Além da troca da lona, estão sendo realizadas ainda a revitalização das estruturas metálicas de sustentação da cobertura.
Obra – Nos demais serviços de manutenção da feira, os pisos e calçadas nas áreas internas e externas já estão em fase de conclusão, com mais de quatro mil m² de piso reformados em bloquete e mais 800 m² novos instalados, além da recuperação de drenagem, esgoto e tampas de bueiros. A pedra do peixe está com cerca de 70% de piso novo reformado.
Iluminação – A feira também está com toda iluminação pública renovada com novos postes, luminárias, refletores e projetores nas barracas e entorno do espaço, todos com luzes de LED.
As instalações elétricas da feira também foram recuperadas, com troca de circuitos, cabos, fiação e tomadas.
Fonte Agência Belém



