BELÉMDENÚNCIANOTÍCIAS

Prefeitura de Belém é detonada por usar terreno na P. Vargas como estacionamento

A prefeitura de Belém resolveu usar um terreno na avenida P. Vargas e transformá-lo em estacionamento. O local fica no chamado cinturão do abandono da avenida, onda há diversas edificações largadas à própria sorte, como o edifício Bern, conhecido como o marco da verticalização da cidade, pois foi o primeiro a ter elevador, o que abriu espaço para que outras construções pudessem alçar andares mais altos depois.

O terreno transformado em estacionamento fica ao lado do edifício Bern. Segundo informações, o estacionamento atende funcionários públicos da Procuradoria Geral do Município de Belém (PGM).

Nas redes sociais, a iniciativa de transformar o terreno em estacionamento para carro sofreu críticas, principalmente de arquitetos e urbanistas, uma vez que a prefeitura estaria ajudando a incentivar o uso de carros, portanto, na contramão de ideias contemporâneas de urbanismo que têm desincentivado o uso de transporte individual.

“Decisões como essa, reforçam a ideia de centralidade dos carros na cidade e estimulam a circulação de veículos em um centro já caótico, em detrimento de um planejamento urbano que priorize os pedestres e o transporte público”, escreveu a página ArquiUrbe, que denunciou o estacionamento.

“Esse caso materializa que a péssima gestão urbana de Belém é suprapartidária. Ultrapassa as ideologias políticas. Mesmo hoje, com um prefeito Arquiteto e Urbanista, Doutor em Geografia Humana: nada de novo sob o sol”, criticou a professora Nascimento.

Em 2019, a Ong Laboratório da Cidade, ocupou o espaço com ideias criativas de uso, justamente para chamar a atenção sobre a subutilização dessa importante área na cidade. Mas parece que o poder público não entendeu nada do recado.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar