O verão amazônico no sudeste do Pará será diferente neste ano de pandemia: as praias, muito procuradas nesse clima quente, vão ficar fechadas. A decisão foi tomada durante uma vídeo conferência entre o Ministério Público do Pará (MPPA) e 12 prefeitos da região, que concordaram em fechar as praias em julho nos municípios de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.
A chegada do veraneio propicia maior circulação de pessoas entre as cidades da região, causando aglomerações, o que poderia acelerar a disseminação do novo coronavírus. A preocupação se dá devido ao sistema de saúde da região possuir capacidade limitada para o atendimento de pacientes. O Hospital Regional do Araguaia, por exemplo, tem apenas 18 leitos para atender os municípios do sudeste.
Eventos cancelados – Durante a reunião virtual, realizada no dia 19 de junho, os prefeitos explicaram a dificuldade em realizar a fiscalização das praias devido a distância entre elas. Porém, alguns disseram que já cancelaram eventos, como é o caso da Prefeitura de Xinguara, que cancelou todos os eventos que ocorreriam na praia do Pontão.
Os promotores querem solicitar ao Governo do Estado que adote medidas para reforçar a fiscalização nas praias no período do veraneio. O funcionamento de bares e restaurantes por alguns municípios é visto com preocupação e foi um ponto polêmico da reunião, pois a maioria dos prefeitos é contra impedir o funcionamento dessas atividades.
Fonte: G1 Pará



