Prefeito Edmilson Rodrigues participa de evento da Assembleia de Deus e diz que avós fundaram igreja
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez declarações controversas durante a celebração dos 113 anos da Assembleia de Deus. Em vídeo compartilhado em sua rede social neste domingo, 16, ele alega ainda que seus avós maternos foram fundadores da igreja.
A afirmação, no entanto, não corresponde à realidade histórica da denominação.
“Quando a Assembleia, que é parte da minha história, meus avós e minha mãe, que completa 90 anos, se mantém fiel como assembleiana. Meus avós maternos foram fundadores desta igreja, que hoje é internacional e é uma potência da fé popular, especialmente no Estado do Pará e na nossa querida Belém do Pará. Parabéns a todos os crentes que compõem essa grande obra. Viva a Assembleia de Deus!”
O problema com a declaração de Edmilson é que os fundadores da Assembleia de Deus no Brasil foram os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que chegaram ao Brasil em 1910 e fundaram a igreja em Belém do Pará em 1911. A contribuição dos avós do prefeito não é reconhecida na história oficial da denominação.
A Igreja fundada em Belém, hoje se estende para 180 países. Em Belém, a Assembleia de Deus possui 552 templos e mais de 150 mil fiéis.