Foi-se o tempo em que as praças de Belém, antes tão bonitas, estão totalmente abandonadas. Os internautas fazem denúncias nas redes sociais, mas a Prefeitura Municipal de Belém (PMB), sob gestão de Edmilson Rodrigues (PSOL), não olha por esses lugares.
A praça da República é um desses lugares que estão totalmente abandonada. O ParaWebNews mostrou a situação da, outrora tão bem cuidada praça das Sereias, está muito ruim. Veja aqui: Abandonado, chafariz das sereias tem água com cor de tucupi
A praça da República passou pro uma reforma extremamente cuidadosa e foi entregue de volta à população em 2017, ainda na gestão de Zenaldo Coutinho (PSDB). Menos de cinco anos depois, a praça está em estado deplorável.
Veja reportagem sobre a reinauguração da praça da República em 15 de novembro de 2017: http://agenciabelem.com.br/Noticia/159078/praca-da-republica-e-devolvida-a-populacao-totalmente-restaurada
Desde 2020, as pessoas começaram a apontar o abandono da praça. O professor e internauta Eduardo Costa denunciou o problema no perfil dele no Facebook. Ele escreveu: “Belém já foi conhecida até pouco tempo atrás por possuir praças muito bonitas, a exemplo da Praça da República, Praça Batista Campos e Praça Brasil. Um equipamento público que permite o lazer das famílias belenenses, uma cidade com poucos espaços públicos. Infelizmente, as praças da cidades estão em completo estado de abandono. Basta uma voltinha que o sentimento de tristeza bate forte. Na Praça da República, o lago e o chafariz estão sem água, segundo informações por falta de pagamento da água pela Prefeitura. Na Batista Campos, os peixes e as garças estão morrendo por falta de cuidados. Fora a clara falta de cuidado e manutenção por parte da Prefeitura: falta de limpeza e sujeira por todo lado, mato elevado, jardinagem sem manutenção, equipamentos se deteriorando, pontes ruindo, bancos quebrados. E assim a nossa querida Belém, a cada dia, vai sendo destruída, pelo descaso, pela má gestão, pela ideologia…Belém merece mais!”
Veja as fotos que Eduardo fez:


Como o chafariz era na época de entrega da praça da República em 2017:

As calçadas da praça da República também pedem socorro. Veja:


A internauta Ana Carolina Proença também denunciou: “O cenário ao longo da Av. Presidente Vargas e Praça da República, completamente abandonadas e entregues a quem chegar primeiro e gritar mais alto. Talvez seja questão de tempo para que armem barracas nas calçadas. Há quase um ano, falta água na praça. Os lagos estão vazios, os chafarizes parados. Por outro lado, os banhos ao ar livre também estão suspensos. Os peixe que ornamentavam os lagos foram roubados ou mortos. Simples assim. O chão da praça apresenta falhas e falhas. Os bancos, em sua maioria, quebrados. Idem as lixeiras. Os poucos bancos que restam, na verdade, servem para tirar um cochilo sem compromisso. E esse cano quebrado, que aparece na penúltima foto, é apenas mais um dos que são roubados constantemente, deixando a praça às escuras ou proporcionando outros tipos de prejuízos à toda a comunidade”.
Veja a foto:




