BELÉMCOP30NOTÍCIASPará

Praça flutuante criada em Veneza será destaque na COP30 em Belém

AquaPraça, projetada por escritórios internacionais, será inaugurada na Bienal de Arquitetura de Veneza antes de cruzar o Atlântico para compor o Pavilhão Italiano em Belém

A COP30, que será realizada em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, contará com um dos projetos mais inovadores da Bienal de Arquitetura de Veneza: a AquaPraça, uma plataforma flutuante concebida como espaço de encontro e reflexão sobre as mudanças climáticas.

Idealizada pelos escritórios Carlo Ratti Associati e Höweler + Yoon, a estrutura será inicialmente inaugurada na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, no dia 4 de setembro de 2025. Após o evento italiano, a AquaPraça será transportada para o Brasil, onde integrará o Pavilhão Italiano durante a conferência climática da ONU.

Com mais de 400 metros quadrados, a praça flutuante poderá receber mais de 150 pessoas e será usada para exposições, oficinas, simpósios e eventos culturais. O espaço foi projetado para se adaptar às flutuações do nível da água, utilizando o princípio de Arquimedes e tecnologias responsivas. Seu sistema de equilíbrio permite reter ou liberar água para manter estabilidade, oferecendo aos visitantes uma experiência sensorial e educativa sobre as mudanças no nível do mar.

Além de sua função temporária durante a COP30, a expectativa é que a AquaPraça se torne um marco permanente na paisagem cultural de Belém, contribuindo para a infraestrutura sustentável e simbólica da região amazônica.

VEJA AQUI:

Fotos:  Carlo Ratti Associati/Divulgação

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar