Porto Musical e Estação Musical fazem última edição do ano neste fim de semana
Com apresentações semanais desde setembro e nutrindo a certeza de que a cultura é válvula de escape para rotinas pesadas, ocorre neste sábado, 19, e domingo, 20, as últimas edições do ano do Porto Musical e Estação Musical, que levam música instrumental a espaços públicos, no intuito de democratizar e descentralizar o consumo de produções culturais feitas no Pará. No Porto, o concerto tem início às 19h e na Orla de Icoaraci, às 18h. As duas programações são gratuitas e abertas ao público.
As iniciativas são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM), e levam parte dos integrantes da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e da Amazônia Jazz Band (AJB) para alegrar o início de noite com repertório variado.
Porto Futuro – Na sessão Porto Musical, quem se apresenta é o quarteto formado por Hélio Saveney (violino), Arielson Soares (violino), Haroldo Correia (viola) e Bruno Valente (violoncelo). Já na Estação, Antônio Gonçalves (saxofone), Edgar Matos (piano), Augusto Castro (contrabaixo) e Ruth Saldanha (bateria) fazem concerto.
Por conta das festividades de fim de ano, esta semana, além das variações já tocadas por eles, os músicos incluíram também no repertório canções natalinas e algumas músicas infantis para que as crianças também se identifiquem com a apresentação.
Edgar Matos se apresentou em algumas das edições e celebra a importância dos projetos: “Chegamos na reta final com a sensação de dever cumprido: levar a boa música, a música instrumental de qualidade feita por artistas paraenses ao grande público, conseguimos salvar o fim de semana das pessoas com a arte”, comemora. (Com informações de Sorella Conteúdo)
Serviço: Porto Musical, no sábado, 19, às 19h, no Parque Urbano Belém Porto Futuro (bairro do Reduto). Entrada gratuita.
Estação Musical, domingo, 20, às 18h, na Estação Cultural de Icoaraci (rua Padre Júlio Maria, 937-995, bairro do Cruzeiro, Icoaraci. Entrada gratuita.
Fonte: Agência Pará