BELÉMNOTÍCIASParáREGIONAL

Polícia Federal recupera em Londres obra literária furtada de museu do Pará

A Polícia Federal (PF) obteve uma importante vitória na preservação do patrimônio cultural brasileiro ao recuperar uma obra literária furtada do Museu Emílio Goeldi, em Belém, em 2008. A ação ocorreu nesta quinta-feira (21) em Londres, no Reino Unido, onde a obra holandesa de 1658, intitulada “De India utriusque re naturali et medica”, de Guilherme Piso, foi localizada.

A recuperação da obra foi possível graças ao trabalho conjunto de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, por meio de sua adidância no Reino Unido, e a Polícia Metropolitana de Londres (Scotland Yard), especialmente através de sua Unidade de Artes e Antiguidades.

As investigações sobre o furto no Museu Emílio Goeldi remontam a 2008, e em 2011 três servidores do museu foram denunciados por peculato culposo. Este recente sucesso na recuperação da obra junta-se a um precedente estabelecido em dezembro de 2023, quando a obra “Reise in Chile und auf dem Amazonstrome” foi recuperada na Argentina, em ação de cooperação jurídica com o país vizinho.

A Polícia Federal continua empenhada em localizar e repatriar as obras furtadas, além de identificar os autores do furto e possíveis envolvidos na comercialização ilegal dos livros.

A preservação do patrimônio cultural é uma missão crucial da Polícia Federal, que desempenha um papel fundamental na salvaguarda de obras de arte roubadas ou comercializadas de forma ilegal. Por meio de sua atuação na identificação e rastreamento de itens valiosos desviados, a PF fortalece a cooperação entre autoridades policiais de diversas nações, reforçando o compromisso renovado do Brasil com a preservação histórica e cultural do país.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar