NOTÍCIASParáREGIONAL

Polícia do Marajó utiliza búfalos em operações em terrenos alagados

A Ilha do Marajó é conhecida pela maior concentração de búfalos do Brasil, os animais têm uma função incomum: auxiliar a polícia em operações em terrenos alagados. Com uma média de 600 quilos, os búfalos se mostram eficazes para patrulhar áreas de difícil acesso, como aquelas com lama ou alagamentos.

Segundo o coronel Josimar Leão Queiroz, responsável pelo Comando de Policiamento do Marajó Oriental, os búfalos são utilizados principalmente em pontos turísticos de Soure e outros municípios marajoaras, onde as condições do terreno dificultam o acesso por veículos motorizados convencionais.

A presença dos animais nas operações policiais ficou evidente recentemente durante uma ação na fazenda Muruci, em Soure, onde os policiais combateram o abigeato e tentaram recapturar um foragido da Justiça. Esta iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de utilização dos búfalos no policiamento da região.

Atualmente, em Soure, três búfalos são empregados pela polícia, enquanto outros quatro estão em fase de treinamento. De acordo com o comandante, os policiais encarregados dos animais são nativos da região e têm experiência no manejo desses animais, graças a herança cultural marajoara.

Além do uso na polícia, os búfalos desempenham um papel importante na economia local, sendo utilizados na produção de carne, leite, derivados e como atração turística em praias da região. Com cerca de 600 mil cabeças na Ilha do Marajó, esses animais representam uma parte fundamental da vida e da cultura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar