A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV/DRCO), realizou nesta semana a Operação Corrida Segura, que culminou com a prisão de quatro suspeitos envolvidos em crimes contra motoristas de aplicativo. Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos entre terça-feira (29) e quarta-feira (30), com foco em indivíduos que atraíam motoristas por meio de falsas solicitações de corridas, conhecidas como “corridas isca”.
A operação deteve o primeiro suspeito na terça-feira (29), acusado de participação em um assalto ocorrido em março deste ano. Na ocasião, ele e um cúmplice, sob ameaça armada, roubaram o veículo, celulares e pertences de um motorista de aplicativo, além de realizarem transferências bancárias forçadas.
Na quarta-feira (30), outros dois suspeitos foram presos por envolvimento em um crime similar, ocorrido em agosto, quando quatro homens armados assaltaram um motorista, roubando seu veículo, dinheiro e objetos pessoais, além de mantê-lo sob ameaça. No mesmo dia, um quarto suspeito foi detido por um roubo ocorrido em julho, no bairro da Cabanagem, onde, armado com uma faca, subtraiu o carro, um celular e dinheiro da vítima. O veículo e a arma foram recuperados pela polícia no dia seguinte ao crime.
Repressão a crimes contra motoristas de aplicativo
Segundo o delegado Fausto Bulcão, os quatro detidos responderão por roubo majorado, em virtude do uso de armas e da ação em grupo, e, em alguns casos, por extorsão qualificada. “Esses crimes representam uma séria ameaça aos motoristas de aplicativo, e vamos seguir trabalhando para responsabilizar todos os envolvidos”, afirmou o delegado.
Após os procedimentos legais, os suspeitos foram encaminhados ao Sistema Penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Operação Corrida Segura continua como parte das ações da Polícia Civil para identificar e prender criminosos que atuam contra motoristas de aplicativo. Informações sobre casos semelhantes podem ser comunicadas pelo disque denúncia (181).