A Polícia Civil do Pará prendeu 11 pessoas durante a operação “Nêmeses”, realizada entre terça (9) e quarta-feira (10). A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva e de recaptura contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que atua no estado.
Segundo a corporação, os mandados foram cumpridos em Belém, Ponta de Pedras, Uruará e Capanema. Outros alvos foram localizados em São Luís (MA) e Eusébio (CE). Em Santa Izabel do Pará e Itaituba, investigados que já estavam presos receberam novos mandados dentro do sistema penitenciário.
Durante as diligências, um dos suspeitos foi preso em flagrante após apresentar documentação falsa no momento da abordagem policial.
Cinco detidos são apontados como parte da estrutura de liderança da facção. De acordo com o delegado Augusto Potiguar, da DRCO, entre eles há dois homens classificados como responsáveis por coordenação regional — um em Vila dos Cabanos e outro em Chaves, ligado ainda ao planejamento de ações em Marituba. Outro investigado seria responsável por tarefas semelhantes em Ourém. Também foram presos um suspeito que atuaria na gestão de dívidas da facção em Icoaraci e uma mulher vinculada à área disciplinar em Cametá.
A operação integra o projeto Impulse, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ação contou ainda com equipes de inteligência, núcleos de investigação e apoio das Polícias Civis do Ceará e do Maranhão.
Todos os presos foram encaminhados para unidades policiais, onde passaram pelos procedimentos de praxe e serão ouvidos pelas equipes responsáveis pelo inquérito.
Conteúdo relacionado:



