CRIME

Polícia Civil apreende 2 toneladas de drogas e impede que cheguem ao Pará; veja vídeo

'Rota Solimões': a droga sai da Colômbia, Peru e Bolívia, entra no Amazonas pelo Rio Solimões, vai até o Pará onde é dividida. Uma parte vai para a Europa pelo Porto de Vila do Conde, em Barcarena, e outra para Belém, onde é distribuída para outros estados do Brasil.

No último sábado, 25, uma operação da Polícia Civil do Amazonas resultou na apreensão de duas toneladas de drogas e sete fuzis no Rio Solimões. A apreensão acontece proximidades de Beruri, a 73 quilômetros de Manaus. A ação envolveu agentes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e Delegacia Fluvial (Deflu).

A operação foi desencadeada após investigações do DRCO sobre uma organização criminosa especializada em transportar drogas da fronteira para Manaus e outros estados do Brasil. Os criminosos planejavam chegar à comunidade do Pupunha no Rio Solimões na noite de sexta-feira para sábado com um grande carregamento de entorpecentes.

Apreensões:

A abordagem foi realizada com o apoio tático da Core-AM e Deflu, mas os criminosos responderam com tiros de grosso calibre, resultando em um confronto. A lancha dos suspeitos foi neutralizada, e eles fugiram para a água, escapando das buscas subsequentes.

Na revista à embarcação, foram encontradas 1,5 tonelada de cocaína, 240 quilos de maconha, sete fuzis de grosso calibre, munições, coletes balísticos e celulares.

Rota Solimões:

Essa apreensão evidencia a rota do tráfico de drogas pela região. A rota Solimões é um dos principais corredores de entrada de drogas no Brasil, nele está localizada a região da tríplice fronteira. Em uma margem está Santa Rosa, território peruano. Atravessando o rio Solimões fica Leticia, na Colômbia, e, bem em frente, Tabatinga, território brasileiro. 

De Manaus a Belém:

Facções criminosas do Rio de Janeiro se utilizam de pequenas embarcações para atravessar cocaína, maconha e skunk provenientes do Peru, da Bolívia e da Colômbia pelo Rio Solimões. Após a passagem pelo Rio Amazonas, a droga chega ao Pará, onde parte dela é encaminhada ao porto de Barcarena e segue para a Europa. Outra parte é distribuída dentro do próprio estado do Pará e também para outros estados do país.

Veja o vídeo da troca de tiros e apreensão:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar