ENTRETENIMENTO

Poeta americana Louise Glück vence prêmio Nobel da Literatura

A poeta norte-americana Louise Glück, de 77 anos, é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2020, anunciou nesta quinta-feira, 8, a Academia Sueca, a coroação de uma carreira iniciada nos anos 1960.

Glück foi premiada pela “inconfundível voz poética, que, com uma beleza austera, torna a existência individual universal”, afirmou a instituição. Ela é autora de vários livros de poesia premiados, entre eles, “Faithful and Virtuous Night” (2014), que venceu o National Book Award, e “Poems 1962-2012” (2012), que conquistou o Los Angeles Times Book Prize. O primeiro livro lançado pela escritora foi “Firstborn”, em 1968. A mais recente obra é uma coletânea de ensaios intitulada “American Originality”, de 2017.

Mulheres – Louise Glück é a 16ª mulher a vencer o Prêmio Nobel de Literatura – a última autora a conquistar o título foi Olga Tokarczuk (2018) – e a quarta mulheres laureada este ano, que premiou Andrea Ghez, Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna em prêmios científicos.

Louise – Nascida em Nova York em 1943, Louise Glück chegou a estudar em duas universidades Sarah Lawrence College e Columbia University, porém nunca obteve o diploma. Mesmo assim, fez carreira na academia dando aula de poesia em diversas instituições dos Estados Unidos, entre elas, Yale.

O trabalho da autora é conhecido pela precisão técnica e a sensibilidade nos textos. Casos de amor fracassados, encontros familiares desastrosos e desespero existencial fazem parte de alguns dos temas tratados por Glück nas obras, principalmente, do início da carreira. Os mais recentes livros abordam a agonia do eu.

A obra da poeta ainda não teve lançamento no Brasil.

Fonte: Correio Braziliense

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar