Trinta e sete dias depois de desaparecer durante um voo entre os municípios de Alenquer e Almeirim, região oeste do Pará, o piloto de avião, conhecido por Toninho Sena, foi encontrado na sexta-feira, 5, em uma mata fechada, em Laranjal do Jari, no estado do Amapá.
“Ele encontrou uns castanheiros e como ele está muito magro, eles não estavam acreditando que era ele. Então, o Thiago mandou perguntar como era o nome do cachorro dele: aí ele respondeu Gancho. Aí foi comprovado que é ele mesmo. Aí, os castanheiros levaram Toninho pra aldeia”, relatou um parente do piloto.
Os ‘mateiros’, como esses trabalhadores são conhecidos, levaram Toninho em um posto e, por meio de um rádio amador, única forma de comunicação nessa parte da floresta, entraram em contato com a família de Toninho. Ele, apesar de muito debilitado, conseguir se recordar de números de celulares de familiares dele.
Buscas – Toninho Sena, natural de Santarém do Pará, desapareceu no trajeto de Alenquer para um garimpo em Almeirim.
Ele partiu de Alenquer no dia 28 de janeiro último, em um avião modelo Cessna 210, prefixo PT-IRJ e desapareceu no trajeto, que tinha como destino a pista de pouso 13 de Maio, localizada em uma área de garimpos na região de Almeirim, nos limites com Laranjal do Jari, no Sul do Amapá.
A Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu as buscas pelo piloto, mas a família não desistiu e, na tarde desta sexta-feira, 5, 37 dias após seu desaparecimento, Toninho Sena foi encontrado por castanheiros, em uma mata fechada em Laranjal do Jari.
Um áudio do irmão do piloto confirma que Toninho Sena foi encontrado, bastante magro, mas consciente.
O governador do Pará, Hélder Barbalho, informou em sua conta no Twitter que uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) fará o resgate do piloto Antonio Sena.
A Policia Federal instaurou inquérito no último dia 2 de fevereiro, para apurar o desaparecimento da aeronave, e não descartou um possível desvio de rota no trajeto original do monomotor.
Fonte: Portal de Santarém



