AGRO

PF e Funai apreendem armas e mercúrio durante ação contra garimpo ilegal em Terra Indígena Kayapó

Fiscalização encontrou áreas de extração irregular de ouro e destruiu equipamentos usados em garimpo no rio Fresco, no sul do Pará

Uma ação conjunta da Polícia Federal e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) resultou na apreensão de armas, munições e mercúrio em áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó, localizada no município de Ourilândia do Norte, no sul do Pará. A operação ocorreu na sexta-feira (11).

Durante a fiscalização, os agentes identificaram dois pontos de exploração ilegal de ouro no rio Fresco, afluente do rio Xingu. Em uma das áreas, os responsáveis pelo garimpo deixaram o local antes da chegada da equipe. Foram encontrados no acampamento embarcações, equipamentos, munições de vários calibres, seis armas de fogo — incluindo um fuzil calibre .556 — cerca de 4 quilos de mercúrio e uma antena de internet via satélite.

Na segunda área vistoriada, os agentes localizaram uma draga em processo de montagem. A Funai inutilizou aproximadamente 2 mil litros de combustível, além de veículos, motores e peças utilizados na extração de ouro.

O rio Fresco atravessa a Terra Indígena Kayapó e apresenta impactos ambientais decorrentes da atividade garimpeira, como a poluição por mercúrio e o aumento da turbidez das águas. A operação integra as ações de combate ao garimpo ilegal e de proteção territorial promovidas por órgãos federais.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar