BELÉMNOTÍCIANOTÍCIASParáREGIONAL

Pesquisa na Grande Belém aponta potenciais nomes na corrida ao Senado

Helder, Mário Couto e Celso Sabino lideram intenções de voto em levantamento da Doxa; Sabino aparece como surpresa e pode crescer com a COP30

A Doxa divulgou sua primeira pesquisa focada exclusivamente na Região Metropolitana de Belém — que reúne os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides — e que concentra 32% do eleitorado do Pará. O levantamento traz um panorama das intenções de voto para o Senado Federal nas eleições de 2026, considerando que o pleito abrirá duas vagas.

Entre os nomes testados, destacam-se figuras já consolidadas na política paraense, como o próprio governador Helder Barbalho, o ex-senador Mário Couto e o ex-governador Simão Jatene. O atual ministro do Turismo, Celso Sabino, aparece em destaque como uma surpresa no cenário, com potencial de crescimento, especialmente entre os eleitores da Grande Belém.

No primeiro voto para o Senado, Helder Barbalho lidera com 23,8% das intenções. Em seguida, aparece Mário Couto com 16,5%, e Celso Sabino vem logo atrás com 11,2%. Outros nomes citados são Úrsula Vidal (7,8%), Chicão (6,9%), Simão Jatene (6,1%), Zequinha Marinho (4,7%), Rogério Barra (4,5%), Lulu das Comunidades (1,9%), Dirceu Tem Catem (1,2%) e Adolfo Neto (0,8%). Cerca de 14,6% dos entrevistados não se manifestaram.

Já no segundo voto, Mário Couto sobe para 19,5%, seguido por Celso Sabino com 13,2%. Helder Barbalho, Chicão e Úrsula Vidal aparecem empatados com 10,2% cada. Na sequência estão Simão Jatene (8,1%), Zequinha Marinho (5,4%), Rogério Barra (4,6%), Lulu das Comunidades (2,0%), Dirceu Tem Catem (1,3%) e Adolfo Neto (0,8%).

Celso Sabino ganha visibilidade como ministro e com a COP30

Atual ministro do Turismo no governo Lula, Celso Sabino tem conquistado visibilidade com a aproximação da COP30, que será realizada em Belém em novembro deste ano. O ministro deve ganhar ainda mais espaço junto ao eleitorado da capital e região metropolitana, especialmente por seu papel na articulação de políticas ligadas ao turismo e à infraestrutura da cidade.

Outro fator é que Sabino também tem se destacado na articulação para ampliar a malha aérea para Belém, contribuindo para a implantação de novas rotas e voos diretos, o que tem impacto direto na economia e no fortalecimento da capital paraense como destino turístico. Essa atuação, somada à exposição nacional proporcionada pelo ministério, tende a impulsionar sua imagem política até 2026.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de maio, com 1.200 entrevistas distribuídas proporcionalmente entre os municípios da região metropolitana. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar