BELÉMNOTÍCIASOPINIÃOOs Liberais

Pela implantação de fiação subterrânea no Centro Histórico de Belém

A beleza do Centro Histórico de Belém não é apenas ofuscada pela quantidade de casarões abandonados, pela publicidade agressiva, pela sujeira e insegurança visível, inclui aí também a fiação aérea “pesada” que toma de conta das ruas e desvaloriza ainda mais os belos casarões.

O cenário é desolador, são postes lado a lado, uns com transformadores, outros com fiação caótica, que desestimula qualquer registro fotográfico bem sucedido.

Isso também atrapalha na arborização. É incontável as vezes que já foi denunciada a poda irregular de árvores para não atingir a rede elétrica. Árvores “peladas”,quase mortas, perdendo a função principal dentro de uma cidade quente e úmida como Belém: a de trazer conforto térmico e embelezamento.

As mangueiras, tão características de nossa cidade, consideradas patrimônio histórico, também sofrem com isso, são moldadas a escapar da fiação aérea, se voltando para rua em alguns casados, um pedido praticamente para uma tragédia.

Várias cidades do Brasil tem feito intervenções urbanas e incluindo o aterramento da fiação elétrica como forma de melhorar o layout urbano, valorizar o patrimônio histórico e atrair turistas.

Belém tem um patrimônio histórico riquíssimo, mas pouco faz para valorizá-lo.

Alguma iniciativa nesse sentido foi tomada, mas não deixam de ser pontuais. Um exemplo bem sucedido foi no Complexo Feliz Lusitânia que teve a fiação elétrica, telefonia, internet de TV a Cabo, na frente da bela igreja de Santo Alexandre e do museu do Círio, aterrada.

Em 2020 foi aprovado uma lei municipal para ter fiação subterrânea na cidade, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade e o projeto foi a sanção do ex-prefeito Zenaldo Coutinho, mas em alguma gaveta do gabinete o projeto acumula poeira. E na atual gestão, com um prefeito que é arquiteto, o projeto continua a esperar por sanção.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar