Parque Cemitério Soledade será entregue restaurado nesta quarta-feira, 11
Após receber ações de reconstrução e restauração, o Cemitério da Soledade, entre as as avenidas Gentil Bittencourt, Serzedelo Correra e a travessa Dr. Moraes, em Batista Campos, será entregue nesta quarta-feira, 11, às 17 horas, um dia antes do aniversário de fundação de Belém, celebrado no dia 12 de janeiro, quando a capital paraense comemora 407 anos.
Os trabalhos de restauro dos túmulos ainda devem seguir por tempo indeterminado, por exigirem cuidados especiais de preservação. A obra foi uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura n(Secult-PA), em parceria com o Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação, da Universidade Federal do Pará (Lacore/UFPA).
Com um investimento estimado em cerca de R$ 16 milhões, o novo Parque Cemitério Soledade recebeu restauro em toda a estrutura funerária, obras na parte hidráulica e elétrica, a criação de uma nova entrada voltada para a travessa Doutor Moraes, a construção de calçamentos com acessibilidade, banheiros, área para administração, iluminação e paisagismo. A capela, o muro e o pórtico de entrada receberam nova pintura.
O arquiteto da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Helder Moreira, é um dos responsáveis pelo acompanhamento das obras. Ele informa que a parte civil dos trabalhos já chegou a 85% de conclusão. No entanto, o trabalho minucioso e necessário da equipe de arqueologia exige a adoção de um ritmo mais cuidadoso.
O espaço abrigará um museu, ações culturais e de educação patrimonial, uma área expositiva na capela e informações expográficas. O projeto é resultado do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre Governo do Pará e Prefeitura de Belém
Fonte: Agência Pará