Parauapebas ganha monumento em homenagem à maçonaria
A cidade de Parauapebas, no sudeste paraense, ganhará oficialmente, a partir deste sábado (11), um monumento em homenagem à comunidade maçônica. O monumento terá 3 metros de altura e ficará localizado no cruzamento da da PA-160 com a PA-275.
A Maçonaria como instituição fraternal é um sistema filosófico e espiritual, com a finalidade de buscar a igualdade e a solidariedade entre os povos sem fazer distinção de raça, religião, ideais políticos ou posição social. Ela reúne homens de variadas formações culturais, sociais e morais, visando desempenhar o seu papel na sociedade com pureza, lisura, dignidade e honestidade.
O monumento simbólico da Maçonaria no ponto estratégico da cidade foi instalado pela loja Lealdade e Justiça n°61, de Parauapebas.
Historicamente, a Maçonaria tem sua origem na Europa, durante o período medieval, nos séculos XII e XIII. A chamada “loja” maçônica, o local dos encontros da instituição, deriva de outros idiomas – como o inglês, lodge, e o francês, loge –, designando uma espécie de alojamento para trabalhadores.



