CORONA VÍRUSNOTÍCIASPará

Pará tem 390.874 casos de covid-19 um ano após a confirmação do primeiro caso da doença

Hoje, 18, completa um ano desde a confirmação do primeiro caso positivo de Covid-19 no Pará no dia 18 de março de 2020. Na última quarta-feira, 17, o estado chegou na marca de 390.874 casos de Covid-19 e 9.634 mortes. Sem vagas nos hospitais, a cada dia que passa o número de casos cresce e o sistema de saúde está entrando em colapso.


O primeiro caso da doença foi de um paciente que viajou durante o carnaval de 2020 para o Rio de Janeiro. Na época, o homem de 37 anos apresentou um quadro de síndrome aguda do sistema respiratório e foi internado. Após a realização de exames o paciente foi liberado para realizar o isolamento domiciliar já que quadro foi classificado como “leve ou moderado”.

Dois dias depois segundo caso foi confirmado. Uma mulher de 36 anos que também esteve no Rio do Janeiro e em São Paulo. A paciente fez tratamento inicial em hospital privado, apresentou quadro estável e esteve em isolamento domiciliar. Um mês após a confirmação do primeiro caso o estado registrava no dia 18 de abril de 2020 641 pacientes com a doença e 33 óbitos.

Hoje os hospitais públicos e particulares estão sobrecarregados no Pará. Em Belém, o hospital de campanha, referência para tratar pacientes com a doença, registrou aumento de 82% em internações nos últimos onze dias. O período registrou mais da metade dos registros de internação em todo o mês de fevereiro.

A rede estadual de saúde do Pará só tem estoque para mais 15 dias de medicamentos utilizados no processo de intubação e sedação, principalmente para pacientes de Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sespa).

O chamado “kit intubação” tem, entre outros itens, remédios para anestesia, sedação, relaxamento muscular, e está com baixo estoque em doze hospitais no estado.
Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde do Pará, a situação começou a piorar a cerca de 15 dias. Atualmente, os 17 hospitais particulares de Belém já operam em sua capacidade máxima, os 145 leitos de UTI dessas unidades estão ocupados.

Fonte: G1 Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar