O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um novo bloco de dados do Censo 2022, focado nas Coordenadas Geográficas dos Endereços. No Pará, os resultados revelam uma variedade de estabelecimentos que caracterizam a dinâmica social e econômica do estado.
De acordo com o Censo 2022, o Pará possui 3.053.493 domicílios particulares, 5.423 domicílios coletivos, 201.850 estabelecimentos agropecuários, 14.150 estabelecimentos de ensino, 6.406 estabelecimentos de saúde, 439.526 estabelecimentos com outras finalidades, 152.564 edificações em construção e 37.758 estabelecimentos religiosos.
Os dados colocam o Pará em destaque no cenário nacional, sendo o 5º estado brasileiro com maior número de estabelecimentos religiosos e o 6º em relação a estabelecimentos de ensino e agropecuários.
Em relação aos estabelecimentos religiosos, o Pará ocupa a 5ª posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. No quesito estabelecimentos de ensino, o estado paraense se posiciona como o 6º do Brasil, seguindo os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Maranhão.
No segmento agropecuário, o Pará também figura como o 6º estado do país em quantidade de estabelecimentos. À frente estão Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco.
Outros indicadores destacam o Pará como o 7º estado brasileiro em número de domicílios coletivos e edificações em construção. A posição nos domicílios coletivos é superada por São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Já em relação às edificações em construção, o Pará fica atrás de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná.