BELÉMNOTÍCIASO ED VOLTOU!ParáREGIONALRELIGIÃO

Para Lula e Janja, Edmilson diz que Círio “já não é mais da igreja Católica”

Repercutiu mal entre a comunidade Católica e a arquidiocese de Belém a fala do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) que diz que o Círio de Nazaré “não é mais da igreja Católica”. A fala foi fita na última quinta-feira (01), durante um ato com artistas no Teatro da Paz, em Belém.

Edmilson se dirigiu a Lula e Janja, esposa do ex-presidente, entregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré à ela.  “Venha festejar o Círio e ver a maior festa religiosa do mundo, onde evangélicos, umbandistas, candomblecistas, todos participam, porque a festa é do povo, não é mais da Igreja Católica”, disse. 

O vídeo (veja abaixo) repercutiu entre a comunidade católica de Belém, gerando repulsa a tal declaração. Em áudio que circula pelos aplicativos de mensagens, o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, fez um posicionamento declarando estranheza e protesto pelas afirmações do prefeito. “Estão provocando uma reação extremamente forte. Desculpe, mas não é verdade e eu vou tornar pública essa declaração. Não é verdade que o Círio não seja da Igreja Católica, se outras pessoas quiserem participar, que o façam, são sempre bem vindas, mas o Círio pertence a Arquidiocese de Belém, a Igreja Católica”, ressalta.

VEJA VÍDEO COM ÁUDIO ATRIBUÍDO A DOM ALBERTO TAVEIRA

ARQUIDIOCESE DE BELÉM LAMENTA USO INDEVIDO DO CÍRIO EM MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS

O Círio está chegando a edição de número 230 e é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, tendo significativa influência na cultura paraense. Em nota, a arquidiocese de Belém lamenta o uso indevido do Círio na manifestação bem como as afirmações ditas por Edmilson Rodrigues.

“As palavras pronunciadas pelo prefeito feriram completamente não só a comunidade católica, mas a veracidade dos fatos históricos, uma vez que em sua edição de número, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré sempre foi e sempre será da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA”, disse a nota.

“Sabemos que o Círio é tido como a maior festa religiosa do mundo, uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré, inclusive reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e, como tal, tem significativa influência na cultura paraense, sem deixar de ser expressão plenamente católica”, lembrou.

LEIA A NOTA COMPLETA AQUI.

EM 2016, EDMILSON TERIA USADO FALSO PADRE EM PROPAGANDA POLÍTICA

Não é a primeira vez que Edmilson Rodrigues entra em conflito com a igreja Católica de Belém. Na sua segunda tentativa de voltar a prefeitura de Belém, em 2016, contra Zenaldo Coutinho, o então candidato teria usado um falso padre em sua propaganda política. Á época, também no período nazareno, a situação criou um mal-estar com a arquidiocese de Belém, que chegou a se manifestar em missas contra os “falsos profetas”.

VEJA VÍDEO COM A AFIRMAÇÃO DE EDMILSON

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar