Repercutiu mal entre a comunidade Católica e a arquidiocese de Belém a fala do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) que diz que o Círio de Nazaré “não é mais da igreja Católica”. A fala foi fita na última quinta-feira (01), durante um ato com artistas no Teatro da Paz, em Belém.
Edmilson se dirigiu a Lula e Janja, esposa do ex-presidente, entregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré à ela. “Venha festejar o Círio e ver a maior festa religiosa do mundo, onde evangélicos, umbandistas, candomblecistas, todos participam, porque a festa é do povo, não é mais da Igreja Católica”, disse.
O vídeo (veja abaixo) repercutiu entre a comunidade católica de Belém, gerando repulsa a tal declaração. Em áudio que circula pelos aplicativos de mensagens, o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, fez um posicionamento declarando estranheza e protesto pelas afirmações do prefeito. “Estão provocando uma reação extremamente forte. Desculpe, mas não é verdade e eu vou tornar pública essa declaração. Não é verdade que o Círio não seja da Igreja Católica, se outras pessoas quiserem participar, que o façam, são sempre bem vindas, mas o Círio pertence a Arquidiocese de Belém, a Igreja Católica”, ressalta.
VEJA VÍDEO COM ÁUDIO ATRIBUÍDO A DOM ALBERTO TAVEIRA
ARQUIDIOCESE DE BELÉM LAMENTA USO INDEVIDO DO CÍRIO EM MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS
O Círio está chegando a edição de número 230 e é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, tendo significativa influência na cultura paraense. Em nota, a arquidiocese de Belém lamenta o uso indevido do Círio na manifestação bem como as afirmações ditas por Edmilson Rodrigues.
“As palavras pronunciadas pelo prefeito feriram completamente não só a comunidade católica, mas a veracidade dos fatos históricos, uma vez que em sua edição de número, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré sempre foi e sempre será da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA”, disse a nota.
“Sabemos que o Círio é tido como a maior festa religiosa do mundo, uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré, inclusive reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e, como tal, tem significativa influência na cultura paraense, sem deixar de ser expressão plenamente católica”, lembrou.
EM 2016, EDMILSON TERIA USADO FALSO PADRE EM PROPAGANDA POLÍTICA
Não é a primeira vez que Edmilson Rodrigues entra em conflito com a igreja Católica de Belém. Na sua segunda tentativa de voltar a prefeitura de Belém, em 2016, contra Zenaldo Coutinho, o então candidato teria usado um falso padre em sua propaganda política. Á época, também no período nazareno, a situação criou um mal-estar com a arquidiocese de Belém, que chegou a se manifestar em missas contra os “falsos profetas”.
VEJA VÍDEO COM A AFIRMAÇÃO DE EDMILSON