NOTÍCIASParáREGIONAL

Pará continua a liderar o desmatamento no Brasil

Dados recentes da plataforma Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), revelam que o Pará permanece como o estado brasileiro que mais devastou suas áreas florestais em 2023. A plataforma mapeia evidências de alteração da cobertura florestal da Amazônia e do Cerrado. O Pará lidera as estatísticas de desmatamento no país desde 2006, conforme apontado pelo próprio INPE. Somente no ano passado, foram registrados 1.903 km² de desmatamento. Altamira destaca-se como o município que mais contribuiu para a destruição na Amazônia Legal em 2023, com 234,5 km² desmatados.

O estado do Maranhão ocupa a segunda posição no ranking de destruição de matas, com 1.765,1 km² desmatados apenas em 2023. A Bahia figura como o terceiro estado que mais desmatou no Brasil, totalizando 1.727,8 km². Ambos Maranhão e Bahia fazem parte da região Matopiba do Cerrado.

Na região da floresta amazônica, o Mato Grosso se destaca como o segundo estado com maior desmatamento, atingindo 1.408 km². Apesar disso, o estado ocupa a 4ª posição no total nacional.

O levantamento do Deter revela que 2023 marcou a primeira vez em cinco anos em que a área desmatada no Cerrado superou a da Amazônia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar