Pará aprova comercialização do grão de açaí torrado e moído
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) aprovou um regulamento técnico para o Padrão de Identidade e Qualidade do grão de açaí torrado e moído, permitindo sua comercialização como alimento. A Portaria Nº 1597/2024, publicada no Diário Oficial do Estado, estabelece regras claras para a produção, garantindo o cumprimento das normas higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação, além de assegurar a proteção dos consumidores e dos produtores.
A medida oferece uma solução para o descarte de caroços de açaí, um resíduo comum na região amazônica, ao transformá-los em um produto rentável. Agora, para ser comercializado, o grão de açaí torrado e moído deve ser registrado na Adepará, garantindo um selo de inspeção que atesta sua segurança para o consumo.
José Severino Silva, fiscal estadual agropecuário da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, explicou que o regulamento permite o registro e a comercialização do produto, com inspeções para garantir a qualidade. Manoel Messias, chefe de gabinete do deputado Eraldo Pimenta, destacou o apoio ao empreendedorismo e a importância do processo para incentivar a produção e comercialização desse novo produto.
O grão de açaí torrado e moído, também chamado de “café de açaí”, tem sido produzido por cerca de 50 fábricas no Estado. Luciano Braga, diretor da fábrica Grão da Amazônia, expressou seu entusiasmo pela portaria, ressaltando que é um grande avanço para o setor. Ele enfatizou a importância de uma campanha para valorizar esse novo produto, que pode ganhar destaque global com a chegada da COP-30 ao Brasil.
O regulamento traz novas oportunidades econômicas para a região, estimulando a criação de empregos e o desenvolvimento sustentável. Além disso, ajuda a reduzir o impacto ambiental do descarte de caroços de açaí, transformando um resíduo em uma fonte de renda para produtores locais. A expectativa é que essa iniciativa impulsione outras oportunidades de negócios relacionados ao grão de açaí torrado e moído, trazendo mais desenvolvimento para o Pará.