
No filme cult, “Matrix”, o personagem Neo, vivido por Keanu Reeves, de repente acorda em um mundo distópico e descobre que toda sua vida era uma ilusão e a sua realidade, manipulada por máquinas pós-apocalípticas, em uma espécie de programa de computador.
A despeito da linguagem geek e das inúmeras referências e elementos mitológicos e religiosos, criando uma verdadeira salada de frutas nerd esotérica, o filme trata de um assunto bem complexo, qual seja: o que é a realidade?
Enquanto filósofos, religiosos e esotéricos se debruçam sobre teses do idealismo e realismo, aqui, nós, paraenses, não temos a menor dúvida do que seja a realidade: a realidade é aquilo que o governador Helder Barbalho quiser. E pronto! Como que por decreto.
Eu explico… O Governo Federal comprou 45 milhões de doses da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, a ser distribuída a partir de fevereiro de 2021 pelo Programa Nacional de Vacinação
A cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Imunização ocorreu na quarta-feira, 16, no Palácio do Planalto, e contou com a participação dos governadores, entre eles, o governador do Pará Helder Barbalho.
Nos trechos do encontro que foi exibido na TV, lá estava Helder tal qual “papagaio de pirata” atrás de seu desafeto, o presidente Bolsonaro.

Saindo dali, deu algumas entrevistas em que informava mais detalhes sobre o Plano Nacional, do qual acabara de conhecer, como qualquer outro governador ali presente.
Mas na Matrix de Helder Barbalho, este papel de coadjuvante não lhe cabe.
Se a realidade nacional não lhe favorece, tanto pior, a realidade de sua Matrix pode ser alterada e modificada toda essa perspectiva em um piscar de olhos.
Foi assim que o portal DOL, jornal do grupo RBA de comunicações, pertencente à família de Helder, publicou em letras garrafais :
“Pará vai adquirir 45 milhões de doses da vacina CoronaVac”

“Touché!!!” Como em um passe de mágica, mudamos a imagem daquele personagem que comprou respiradores superfaturados, imprestáveis, para o do Salvador da Pátria. Agora é Helder quem compra as vacinas.
Algum desavisado, desconhecedor da Matrix, pode argumentar que isso não passou de “lomba”, para usar o jargão jornalístico, ou seja, pequenos erros de redação. Quanto mais porque o DOL, depois de muitas críticas, inclusive aqui deste site, trocou o título dando os créditos ao Governo Federal.
A bem da verdade, ficou bastante difícil ao DOL explicar onde arranjaria 45 milhões de paraenses para distribuir tantas doses.
Não, mil vezes não!! Eu prefiro acreditar nas pequenas falhas da Matrix que expõem a realidade subjacente e aos poucos implodem o sistema. Não vamos esquecer que nesta mesma semana, o governador Helder Barbalho, foi julgado, acusado de abuso de poder econômico e utilização de seu império de comunicação para vencer as eleições de 2018.
Infelizmente essa não é a primeira vez e certamente não será a última em que vivemos em uma realidade paralela. A poderosa Matrix de Helder mantém a todos adormecidos como autômatos e iludidos por uma fantasia idílica que diariamente lhes é mostrada nas páginas de seu jornal, todavia bastante distante da realidade.
Eu não sei vocês, de minha parte, eu prefiro continuar tomando minhas pílulas vermelhas para enxergar.



