A Arquidiocese de Belém confirmou, nesta quarta-feira (6), que o Papa Leão XIV aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Alberto Taveira Corrêa ao governo pastoral da Arquidiocese. Com a decisão, Dom Julio Endi Akamine passa a ser o 11º arcebispo metropolitano de Belém.
O pedido de renúncia foi apresentado por Dom Alberto Taveira em razão da idade, conforme previsto no Código de Direito Canônico. Ele completa 75 anos no início de 2025. Dom Alberto ocupava o cargo desde 2010 e, agora, assume a condição de arcebispo emérito.
Mesmo afastado da função de arcebispo, Dom Alberto continua residindo em Belém e permanece vinculado ao episcopado. Ele segue à frente da presidência da Comissão Arquidiocesana da Santa Sé para a COP30 e também continuará envolvido com a organização do Círio de Nazaré 2025.
A nomeação de Dom Julio como arcebispo coadjutor havia sido anunciada pelo Vaticano no dia 7 de março de 2025. O religioso chegou à capital paraense em 19 de maio e, desde então, já vinha participando das atividades da Arquidiocese.
Perfil de Dom Julio Endi Akamine
Dom Julio é integrante da Sociedade do Apostolado Católico (Pallotinos). Antes de assumir o novo cargo, atuou como arcebispo de Sorocaba (SP) e como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Ele também possui trajetória ligada à formação teológica e ao diálogo inter-religioso.
A transição no comando da Arquidiocese de Belém ocorre de forma planejada e com acompanhamento direto do Vaticano.
Conteúdo relacionado:



