O Padre Júlio Lancellotti estará em Belém nos dias 17 e 18 de setembro para participar da ação global Delimite (Draw the Line), mobilização internacional que denuncia a destruição ambiental, a desigualdade social e a violência. A iniciativa ocorre paralelamente à Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, e reúne mais de 250 ações em todo o mundo.
Na capital paraense, o religioso participará de uma missa com pessoas em situação de rua e de um encontro aberto ao público na Embaixada dos Povos, espaço coletivo de apoio a movimentos e comunidades tradicionais localizado no bairro do Marco.
Na Amazônia, o movimento Delimite reivindica o fim da exploração de petróleo e gás e defende uma transição energética justa, com protagonismo de povos indígenas, ribeirinhos e comunidades tradicionais.
📅 Agenda em Belém:
- Quarta-feira (17), às 19h: Missa com pessoas em situação de rua, na Igreja Matriz Santo Antônio de Lisboa (Rua Eng. Fernando Guilhon).
- Quinta-feira (18), às 17h: Coletiva de imprensa, na Embaixada dos Povos (Av. Duque de Caxias, 852).
- Quinta-feira (18), às 18h30: Encontro aberto ao público, também na Embaixada dos Povos.
No Brasil, o Delimite é realizado em articulação com movimentos como o Coletivo Pororoka, Rede de Trabalho Amazônico, COIAB, 350.org, Climainfo, Observatório do Marajó, além da campanha A Resposta Somos Nós, que reúne organizações da sociedade civil.
Lancellotti esteve em Belém em março deste ano, quando participou de uma assembleia com pessoas em situação de rua promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE). Na ocasião, ele alertou sobre o aumento da população de rua no Complexo Ver-o-Peso, que será palco da COP30 em novembro.



