A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizada no último domingo (3), marcou um momento especial em Santarém, no oeste do Pará. Élida Sousa, de 16 anos, fez a prova diretamente de um leito do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), onde está internada devido a uma neuropatia congênita. A jovem, que é paciente de longa permanência e vive na unidade hospitalar desde os seis meses de idade, não desistiu do sonho de realizar o Exame e tentar o acesso ao ensino superior.
A organização dessa jornada foi resultado do esforço conjunto entre os profissionais do hospital e a equipe responsável pelo Enem em Santarém. Élida compartilhou sua experiência com entusiasmo após concluir o primeiro dia de provas: “Foi uma experiência muito boa; consegui fazer as questões e a redação. Agora é torcer para alcançar uma nota boa, obter um bom desempenho nessa primeira prova. Todo mundo da família ficou emocionado, eu principalmente. Creio que vai dar tudo certo”, disse a jovem.
Dedicação e apoio educacional foram fundamentais para a realização do exame
A professora Jussara Monteiro, que atua no atendimento domiciliar e hospitalar da rede pública estadual de ensino, tem acompanhado a trajetória de Élida há um ano e meio. Responsável por incentivar a jovem a prestar o Enem, Jussara trabalhou com a estudante utilizando materiais do 2º ano e questões de exames anteriores. “Lancei a proposta para fazer o Enem, para conhecer a prova. Quando há sonhos, há possibilidade, e trabalhamos com ela através de videoaulas. Após cada vídeo sempre discutíamos o assunto. Estou muito feliz em vê-la fazer a prova, pois o sonho de todo professor é ver seu aluno adentrar uma universidade. Com a Élida não vai ser diferente”, afirmou a educadora.
A próxima etapa do Enem está marcada para o próximo domingo (10). O exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação.
Hospital Regional do Baixo Amazonas: referência de atendimento e esperança
O HRBA, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é referência em média e alta complexidade para mais de 1,4 milhão de pessoas em 30 municípios da região oeste do Pará. A unidade, localizada na Avenida Sérgio Henn, bairro Diamantino, em Santarém, oferece serviços 100% referenciados pela Central de Regulação do Estado.