AnanindeuaBELÉMCRIMEParáREGIONAL

Operação da Polícia Civil mira suspeitos de roubos e estupros em série na Grande Belém

Ação cumpriu mandados de prisão e busca; dois investigados morreram após troca de tiros com policiais

A Polícia Civil do Estado do Pará deflagrou a operação “Coimbra” para cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra investigados por roubos e estupros em série contra mulheres em Ananindeua e Belém.

Segundo as investigações, as vítimas acionavam serviços de mototáxi na saída de festas e eventos. Durante o trajeto, eram levadas para locais isolados, onde tinham pertences roubados e eram violentadas por um grupo de três homens.

A operação foi coordenada pela Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), da Delegacia de Enfrentamento ao Feminicídio (DEFEM) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE).

Primeira fase

A primeira etapa ocorreu no sábado (14) e resultou na prisão de um homem apontado como receptador dos objetos roubados. Ele foi detido no bairro do Distrito Industrial, em Ananindeua. Conforme a polícia, na residência foram apreendidos aparelhos celulares supostamente provenientes dos crimes e motocicletas que teriam sido utilizadas nas ações.

De acordo com a delegada Sawana Fontes, responsável pelas investigações, ao menos cinco inquéritos foram instaurados após mulheres relatarem crimes com o mesmo modo de atuação. A primeira denúncia foi registrada em 14 de dezembro de 2025. A polícia estima que possa haver outras vítimas.

Segunda fase e confronto

A segunda fase foi deflagrada na tarde desta sexta-feira (20), com o objetivo de localizar outros três investigados. Segundo a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV, durante o cumprimento dos mandados os policiais teriam sido recebidos a tiros no bairro da Cidade Nova, em Ananindeua.

Ainda conforme a versão apresentada pela Polícia Civil, houve reação proporcional por parte da equipe. Dois suspeitos foram atingidos, socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Com eles, foram apreendidos uma arma de fogo, um simulacro e três motocicletas.

Um terceiro investigado segue foragido. As diligências continuam para localizá-lo e para identificar possíveis outras vítimas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar