O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (10) que o BRT Metropolitano poderá incluir a cidade de Castanhal em sua operação, permitindo que os moradores se desloquem até Belém com o pagamento de uma passagem única, no valor de R$ 4,60. O chefe do Executivo estadual solicitou à Arcon (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará) um estudo de viabilidade para a integração.
“Estamos anunciando a participação de Castanhal no sistema BRT Metropolitano, para que os moradores que necessitem se deslocar até Marituba, Ananindeua e Belém, incluindo o Ver-o-Peso, São Brás e a UFPA, estejam integrados ao sistema, que iniciará sua operação a partir de outubro. Estamos facilitando o ir e vir das pessoas e reduzindo o custo”, afirmou Helder.
Estrutura do sistema
As obras do BRT Metropolitano já estão 90% concluídas e devem entrar em operação assistida em outubro. O projeto prevê 13 estações e 13 passarelas ao longo do trecho entre o Entroncamento e Marituba, além dos terminais de integração em Ananindeua e Marituba, que contam com uma estrutura inédita no Brasil: ônibus que chegam e saem utilizando espaços diferentes, para aumentar a segurança e evitar acidentes.
Cada terminal terá ainda Estação Cidadania, oferecendo serviços como emissão de documentos, orientação jurídica, ambulatórios, além de espaços comerciais, lanchonetes, banheiros e acessibilidade.
O sistema deve beneficiar usuários de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e, futuramente, Castanhal. Serão 265 ônibus novos, dos quais 40 elétricos, todos com ar-condicionado e Wi-Fi. A tarifa única permitirá que os passageiros utilizem mais de um ônibus sem custo adicional.



