O município de Oeiras do Pará, região nordeste do Estado, está entre os dois projetos brasileiros premiados sobre o combate à malária durante a crise global do novo coronavírus. O prêmio “Campeões contra a Malária nas Américas” foi entregue dia 28, durante evento alusivo ao Dia de Combate à Malária nas Américas, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Fundação das Nações Unidas, entre outros parceiros.
Além de Oeiras do Pará, também recebeu o prêmio municípios de Atalaia do Norte (Amazonas); Colômbia (Quibdó); Haiti (Les Anglais e Les Irois); e Honduras (Puerto Lempira).
No período de janeiro a agosto de 2020 foram registrados 966 casos novos autóctones de malária no município de Oeiras do Pará, o que corresponde a uma redução de 75% (2.872 casos a menos) quando comparado ao
total de casos no mesmo período de 2019. Não houve registro de caso grave ou óbito por malária no município nos últimos anos.
Durante o evento online, foram exibidos os vídeos que ilustram cada um dos projetos. O fórum teve como tema “Zero malária começa comigo: Lutar contra a covid-19. Proteger os profissionais de saúde. Acabar com a malária”. Para concorrer ao prêmio foram selecionados 18 trabalhos de vários municípios do Brasil.
Destes, três foram indicados pelo Ministério da Saúde à Opas, que definiu os dois municípios da região Norte como finalistas. “Essa premiação é mais que um reconhecimento. Significa a valorização do trabalho de cada um dos profissionais envolvidos nas ações de controle da malária em nosso município. Sabemos das dificuldades de se combater a doença em nossa região, principalmente neste período de pandemia, mas nossa missão é cuidar da saúde da população em qualquer circunstância. Agradecemos a organização do prêmio pela escolha de Oeiras do Pará”, ressaltou o secretário de Saúde de Oeiras do Pará, Dinho Ribeiro.
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, afirmou que a premiação coloca o Estado em destaque, uma vez que, mesmo com as dificuldades de acesso por questões geográficas e com pouco recurso financeiro da União para a área da saúde, o Pará O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), Charles Tocantins, afirmou que a premiação coloca o Estado em destaque, uma vez que, mesmo com as dificuldades de acesso por questões geográficas e com pouco recurso financeiro da União para a área da saúde, o Pará consegue ser reconhecido com trabalho dessa magnitude.
“Isso mostra que os gestores municipais de saúde têm a força de vontade de trabalhar pela promoção, prevenção e proteção à saúde de sua população”, reforçou.
Fonte: Cosems/PA