COP30NOTÍCIASParáREGIONAL

Obras da Nova Doca avançam e Quadra 2 é liberada para visualização em Belém

Com 74% das obras concluídas, trecho entre as ruas Belém e Municipalidade já pode ser visto pela população. Espaço contará com ciclovia, academia, quiosque, passarela e sistema de tratamento natural da água.

Quem passa pela Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, já pode acompanhar de perto o andamento das obras da Nova Doca. O Governo do Pará retirou os tapumes da Quadra 2 do Parque Linear, trecho entre as ruas Belém e Municipalidade, permitindo a visualização do espaço, que agora avança para a fase de acabamento, paisagismo e instalação de equipamentos públicos.

Com cerca de 190 metros de extensão, a Quadra 2 recebeu novo asfalto e contará com passarela elevada interligada ao mirante e à arquibancada da Quadra 1, além de ciclovia, academia, quiosque e áreas de contemplação. A iniciativa integra o conjunto de obras estruturantes previstas como legado da COP30, conferência climática da ONU que será sediada em Belém, em novembro.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, o andamento da obra está dentro do cronograma, sob supervisão direta do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan. “O asfaltamento vai liberar o trânsito e permite que a população visualize o que está sendo feito por quase 530 trabalhadores. É mais uma etapa importante do projeto”, destacou.

As obras da Nova Doca fazem parte de um pacote de intervenções que já geram cerca de cinco mil empregos diretos na capital. Entre os trabalhadores está o pintor Fábio Nunes, que celebra sua primeira experiência em uma obra do governo estadual. “É gratificante. Agora tenho carteira assinada e posso garantir sustento para minha família”, disse.

O projeto também aposta em soluções sustentáveis. A Quadra 2 já recebeu o plantio de 28 árvores, parte do paisagismo ecológico que prevê 180 novas árvores ao longo das oito quadras. No tratamento da água do canal, será utilizado o sistema de wetlands, ou “jardins filtrantes”, com plantas como o Lírio da Amazônia e a Cana da Índia, que absorvem impurezas e purificam a água de forma natural.

O saneamento também é prioridade. O canal será interligado à futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Una, em construção na Rodovia Arthur Bernardes. A expectativa é eliminar o despejo irregular de esgoto e melhorar a qualidade da água na região.

No fim de março, a Quadra 1 já havia sido parcialmente liberada, com a retirada dos tapumes e conclusão do asfaltamento. O espaço inclui passarela com mirante, ciclovia e arquibancada para eventos, além de fontes interativas e o tradicional palco onde é montada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, durante o Círio.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar