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O monumento de Belém que Edmilson Rodrigues deu fim

O perfil @molieramazonida, no Twitter, contou a história do fim do painel “Caza do Povo” do artista paraense Osmar Pinheiro, localizado na curva do Ver-o-Peso, que foi apagado para dar espaço ao grafite de Eduardo Kobra.

Ao revelar um pouco da história de Osmar Pinheiro e de suas obras por Belém, o perfil acabou chegando a um ponto esquecido da história recente da cidade cujo vilão é nada mais nada menos que Edmilson Rodrigues. Ele mesmo que diz ter tanto orgulho de ser arquiteto e urbanista, defensor do patrimônio histórico da cidade e da cultura e expressões locais, foi responsável por um apagamento recente da nossa memória.

O monumento “Velames do Ver-o-Peso” que foi idealizado para homenagear os pescadores que fazem parte da efervescência que é a nossa feira mais famosa, foi brutalmente retirada do local onde hoje estão os feirantes do mercado, com a promessa de a orla onde estava o monumento ser reconstruída na Avenida Rui Barata, e que a população teria “a oportunidade de vê-la (a obra) totalmente integrada a um local, com suas velas inclinadas”, o que não alcançou.

Na época, a polêmica ganhou proporções nacionais, conforme mostra uma reportagem de 2002 do Estadão. LEIA AQUI. Osmar Pinheiro, na época, prometeu processar o prefeito Edmilson Rodrigues, que então era filiado ao PT.

“Ele jamais poderia ter tocado na escultura, uma obra que exigiu cálculos estruturais e fundação embaixo do Guamá, para resistir ao vento. Deveria preservar o patrimônio, não destruí-lo”, justificou o artista na época.

Monumento  “Velames”. Foto: Reprodução

Na época, a retirada do monumento teria sido uma repressão politica, pois Osmar Pinheiro era ligado ao PSDB, do então governador do Pará, Almir Gabriel.

“O que aconteceu foi um crime. A obra foi retirada à força e jogada não sei onde”, denunciou Pinheiro.

O artista faleceu em 2006. Além do sumiço da escultura, a obra “Caza do Povo” de 1985, sem a devida manutenção, foi sendo deteriorada até que em 2010 foi totalmente apagada para dar lugar a um grafite do paulista Eduardo Kobra, que fez uma rua do Comércio do início do século XX.

Caza do Povo, de 1985. Foto: Reprodução
Mural de Eduardo Kobra, de 2010. Foto: Reprodução

Osmar Pinheiro também é responsável pelo monumento em homenagem ao médico paraense Gaspar Vianna, dentro do Campus da Universidade Federal do Pará; e da escultura ” Aninga” localizada no píer da Casa das Onzes Janelas, que faz uma alusão aos manguezais amazônicos.

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